Classes de multicascos

 

Existem quatro classes principais de multicascos praticadas no mundo. Alguns países onde existem competições com multicascos são França, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Finlândia, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Todas as classes permitem a participação tanto de trimarãs quanto de catamarãs. Uma breve explicação de cada classe segue abaixo:

 

 

- Multione:

É a classe com os menores multicascos, embora apresentem alta performance. Como essa é uma classe de desenvolvimento, poucos parâmetros são controlados, os quais são o comprimento máximo (um metro), a boca máxima (1,2m), a área vélica máxima e a altura máxima do mastro. Esses barcos prometem ser os mais rápidos veleiros existentes com comprimento de até um metro. As regras da classe estão estruturadas de forma a permitir que os barcos sejam fáceis de construir ou obter, rápidos, fáceis de manejar e de baixo custo. Além disso, as regras estimulam inovações e a inclusão de itens que melhorem a performance, ao mesmo tempo que tenta manter os veleiros similares. 

 

 - Página da classe Multione

 

 - Mini 40: 

Essa classe foi criada na França e se baseia Fórmula 40 (regra para multicascos de tamanho real), reduzida para a escala 1/10. A intenção das regras é permitir ao projetista e ao construtor liberdade para a criação de multicascos de alta performance, respeitando algumas poucas limitações. Os modelos devem ter no máximo 1,22m de comprimento, 1,22m de boca e área vélica máxima de 0,9m². Lastros móveis, mastros em forma de asa ou mastros giratórios são permitidos.

 

 


Alguns links para Mini 40: 

 - Trimarine - Alemanha

 - Hydro Fly - le multicoque volant - França

 

 

 - Formula 48: 

Essa classe é a versão americana da Mini 40. A Formula 48 é uma classe de desenvolvimento e, assim como na anterior, apenas três dimensões são controladas: comprimento máximo (1,22m), boca máxima (1,22m) e área vélica máxima (0,9m²). Como se pode observar, os veleiros da Formula 48 têm exatamente o mesmo tamanho que os Mini 40 e os mesmos cascos podem ser utilizados em competições de ambas as classes. Velas rígidas, mastros em asa ou giratórios, mastros múltiplos e lastros móveis são permitidos e estimulados.

 

 - Página da classe Formula 48

 

 - 2 Meter:

Essa foi a primeira classe criada para competições com multicascos (inventada na França). As regras são simples: são permitidos catamarãs ou trimarãs com comprimento máximo de 2m, boca máxima de 2m e altura máxima do mastro de 2,3m.  A área vélica não é restringida, porém acaba sendo limitada pela estabilidade do casco. Esses multicascos são muito chamativos, bastante estáveis, mas muito difíceis de manejar em terra devido ao grande tamanho. Estão entre os veleiros rádio controlados mais rápidos que existem.

 - Página da classe 2M

 

 

 - Alguns links e fotos sobre multicascos:

 - British Model Multihull Association - Inglaterra

 - Nova Zelândia - http://www.radioyachting.com/?page_id=7

 - Iwema Enterprise - Boas explicações. Diversas classes e modelos.

 - AMYA Multihull Page - Estados Unidos 

  

Home