Classes praticadas nos EUA

 

Os Estados Unidos é, provavelmente, o país que tem o maior número de classes reconhecidas a nível nacional. A associação de vela rádio-controlada daquele país (AMYA - American Model Yachting Association) é muito forte e tem se esforçado para a popularização desse esporte/hobby por lá. Como as classes são muitas, farei comentários apenas sobre algumas que eu considero mais interessantes e mais populares. Se você quiser ver todas as classes existentes nos EUA, você pode acessá-las em inglês direto do site da AMYA. clicando aqui.

 

Classes de desenvolvimento (os veleiros não são todos iguais. Existem variações de projetos):

 

As três primeiras classes apresentadas são as três classes reconhecidas pela ISAF disputadas nos EUA. Clique em classes internacionais se você quiser saber mais sobre elas.

 

 - Ten Rater

 

 - Um Metro Internacional (IOM)

 

 - Marblehead (Classe M)

 

 - AC Class: 

Essa classe possui os veleiros de maior tamanho (aproximadamente 190 cm) em competições nos EUA. Os veleiros são baseados em barcos da America's Cup em escala 1:12. Variações no comprimento, área vélica, e deslocamento são permitidas, com base em uma fórmula. Veja a página da classe.

 

 

 - 36/600:

Classe que permite extrema liberdade de projeto. São controlados apenas o comprimento total (36 polegadas) e a área vélica máxima (600 polegadas quadradas), além de outros poucos itens. Veja a página da classe.

 

 

 - US-1M (Um Metro Americano):

Classe de veleiros de 1 metro de comprimento, com pouquíssimas restrições de projeto e permissão do uso de fibras exóticas (como o carbono) no casco e mastreação. A grande liberdade das regras permite que outros veleiros de 1 metro, como os IOM, os Seawind e os ODOM participem de regatas dessa classe. Ainda assim, existem diversos projetos concebidos especialmente para a US-1M. Você pode baixar alguns para construção em casa na seção plantas desse site. Veja a página da classe

 

 

Ver fotos de veleiros US-1M

 

 

Kits (classes one design - projeto único - com barcos construídos a partir de kits disponíveis no mercado):

 

 - CR-914 - uma das classes mais populares nos EUA. O veleiro deve ser montado como vem no kit e nenhuma modificação é permitida, resultando em barcos igualmente competitivos. Veja a página da classe.

 

 - Fairwind - barcos do kit Fairwind, fabricado pela Kyosho. Algumas modificações nos barcos são permitidas para torná-los mais competitivos. Veja a página da classe.

 

 - Seawind - classe disputada com barcos do kit Seawind, fabricado pela Kyosho. Não são permitidas modificações sobre o kit. Veja a página da classe.

 

 - ODOM - classe disputada com barcos de um metro de comprimento do kit ODOM (One Design One Meter). O projeto ODOM foi originalmente concebido para competir dentro da classe US-1M e depois acabou se tornando uma classe "one design". Muitos ODOM ainda competem na US-1M. Veja a página da classe.

 

 - Soling One Meter - classe constituída por barcos com um metro de comprimento do kit produzido pela Victor Models. Veja a página da classe.

 

- RC Laser - veleiros da classe Laser com um pouco mais de um metro de comprimento, produzidos em kit pela Out There Technologies. Veja a página da classe.

 

 - Victoria - classe disputada com barcos do kit Victoria, fabricado pela Thunder Tiger. Algumas modificações sobre o kit são permitidas (como colocação de mastreação de fibra de carbono e velas paineladas, por exemplo). Veja a página da classe.

Home