Os veleiros de rádio-controle

 

Que modelo de veleiro eu devo comprar? Essa é a questão que aflige o iniciante na vela de rádio-controle. E as opções são realmente intermináveis. Basta dar uma olhada na seção de veleiros produzidos em kit desse site para perceber a variedade existente.

Para encontrar resposta para aquela primeira questão, você deve formular algumas outras perguntas antes. A mais importante seria "por que eu quero um veleiro de controle remoto?". Você pode, basicamente, responder essa pergunta de três formas: eu quero um veleiro de rádio controle porque eu acho que ele pode ficar bonito preenchendo aquele espaço vazio no meu escritório; eu quero porque eu pretendo participar de competições com ele; ou, eu quero apenas para me distrair e relaxar nos finais de semana, velejando sozinho com ele no laguinho que tem aqui perto de casa.

Caso você tenha escolhido esta última resposta, você tem uma finalidade interessante para o veleiro, que é proporcionar diversão nas horas de folga. Entretanto, vou tentar convencer você a rever sua escolha. Na verdade, esta resposta é típica daqueles casos nos quais os veleiros são usados duas ou três vezes, durante a fase de empolgação, e depois nunca mais. Nesse caso, pouco importa o modelo de veleiro que você vai comprar. Pode escolher o que aparecer pela frente, ou o mais barato. Velejar com um veleiro de controle remoto dá um pouco de trabalho. Toda vez que você for navegar com ele precisará gastar com pilhas, transportar o barco (que às vezes é grande) até o lago, montar leme, quilha e mastro e talvez entrar na água. Se não houver incentivo, você deixará de velejar. E velejando sozinho, provavelmente não haverá incentivo. Na verdade, você deve sempre buscar a companhia de outros veleiros e velejadores. Por experiência própria, eu digo que velejar sozinho não tem muita graça. E isso nos leva a uma nova e crucial questão: "que modelos de veleiro as pessoas da minha cidade estão velejando?". 

Eu sei que é difícil de achar essa resposta. Para muitas cidades do Brasil é bem provável que ela seja "nenhum". Porém, de cara, podemos dizer que quatro classes de veleiros são reconhecidas pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (veja em "classes no Brasil" no menu ao lado): IOM, 1 Metro ULY, Marblehead e RG 65. Caso você tenha escolhido a segunda resposta para aquela nossa primeira questão (quero comprar para competir), então você terá que escolher, inevitavelmente, um desses quatro modelos. Se você mora em cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Joinvile, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Vitória, essas classes estão ativas. Procure a federação de vela do seu estado ou entre aqui para ver quais classes são velejadas na sua cidade e para tentar fazer contato com os velejadores e se informar sobre as datas das competições.

Porém, essas são apenas as classes oficialmente reconhecidas e não significa que não haja competições ou encontros com outros modelos de veleiros em sua cidade. Procure se informar em lojas ou clubes de modelismo ou em iate clubes. Esses são os lugares mais prováveis de se encontrar algum praticante da vela rádio controlada. Um modelo relativamente comum no Brasil é o Seawind (ver na seção de kits). Ele e outros veleiros de um metro podem ser opções interessantes se você não está interessado em competições oficiais. Outra opção viável e que pode ser interessante é a construção do seu próprio veleiro. Na seção de plantas você encontrará alguns projetos para download. Procure comprar ou construir veleiros do mesmo modelo ou, ao menos, do mesmo tamanho que os que os seus parceiros de velejada possuem. Isso garantirá um desempenho semelhante entre os barcos. 

Por fim, falta comentar sobre a primeira resposta para aquela questão inicial. Caso você tenha decidido comprar o veleiro para enfeitar o seu escritório, vez por outra servindo também como diversão, você deve escolher um modelo cheio de detalhes e o mais realista possível, como uma réplica em escala reduzida de algum veleiro existente. Alguns exemplos são o Yamaha 40EX e o Odyssey. Esteja certo de que esses modelos não velejarão tão bem quanto os outros, mas são verdadeiras obras de arte, enquanto que a maioria dos veleiros de competição não respeitam escala e não possuem compromisso com a beleza. Na verdade, o objetivo principal do seu veleiro será o enfeite e é bem possível que ele nunca vá para a água mesmo.   

Para terminar, saiba que praticamente todos os veleiros são vendidos sem o sistema de rádio. Isso significa que você precisará comprar um rádio controle de dois canais separadamente. Quando você compra um rádio de dois canais, quase sempre vêm dois servos standard junto. Um desses servos servirá para controlar o leme, enquanto que o outro será usado no controle das velas. Acontece que esses servos standard são fracos e se o veleiro for grande (de um modo geral, maior que 80 cm), o servo não terá força para puxar as velas em ventos médios e fortes. Assim, dependendo do tamanho do veleiro que você escolher, esteja preparado para desembolsar mais um pouco para comprar um servo especial, que tenha força para manejar as velas do seu barco.  

Clique aqui para dar continuidade e aprender noções básicas sobre vela e de como funciona uma regata.

Visite o link onde adquirir para maiores informações sobre onde comprar cada modelo.

Home